quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A Promessa da Salvação

INTRODUÇÃO

A promessa de Deus é a expressão de um compromisso que o Senhor tem com o homem na Sua Palavra que se cumpre no Seu tempo. Ele nos fala em Jr 1.12: "...Eu velo sobre a minha Palavra para a cumprir". Na Bíblia, há numerosas promessas que nos trazem grandes bênçãos para várias áreas das nossas vidas. Entretanto, a salvação é a maior bênção que uma pessoa pode alcançar. Há duas coisas que afastam o homem de Deus: o pecado (Is 59.2) e o engano (Sl 119.104; Mt 7.13). Para o pecado, Deus tem a solução: o perdão. O engano significa estar num caminho pensando que este o conduzirá a Deus, mas ao chegar à reta final, só encontrará o abismo (Pv 14. 12). A única forma de identificar se um caminho é verdadeiro ou enganoso é buscar a Verdade, ouvindo, lendo e estudando a Palavra de Deus. Jesus nos fala assim: "Errais não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus" (Mt 22. 29). Para alcançarmos a salvação, é preciso crer primeiramente em Jesus Cristo e essa bênção se estenderá a toda a nossa casa.

1. CRENDO EM JESUS CRISTO

Crer em Jesus Cristo é nos aproximarmos d?Êle como nosso Salvador que nos livra da condenação eterna, crendo na Sua Palavra e obedecendo a tudo quanto nela está escrito (Jo 5.24). Quem crer em Jesus Cristo tem a certeza de que Ele é o Filho de Deus e recebe-o no seu coração (Jo 1.12), recebendo também o Espírito Santo para trazer-lhe ajuda, consolo e direção. Somos salvos pela graça de Deus, por meio da fé e não das obras (Ef 2.8-9). Não merecemos a salvação, porque todos nós pecamos (Rm 3.23). Deus nos oferece a salvação de graça: nada nos custa. Não há nada que possamos fazer para alcançá-la. Jesus já pagou o preço da nossa salvação: o preço do Seu sangue derramado na cruz do Calvário.

2. VOCÊ SERÁ SALVO

Ser salvo significa estar livre da condenação, livre de passar a vida eterna separado de Deus, livre de passar a eternidade num lugar que foi preparado para satanás e seus demônios (Ap 20.10). Significa ter o seu nome escrito no Livro da Vida (Ap 20.15) e passar a eternidade com Deus no gozo eterno de estar na Sua presença. Somente um caminho pode nos conduzir a Deus: esse caminho é Jesus Cristo, nosso Salvador e Senhor (Jo 14.6). Deus já fez a sua parte, entregando Seu único Filho para morrer por nós, carregando nossos pecados para a cruz (Jo 3.16). A nossa parte é, enquanto estamos vivos, nesta terra, tomarmos a decisão mais importante de nossa vida que é convidar Jesus para fazer morada em nossos corações, confessando-o como nosso Salvador e Senhor (Rm 9.7-9). Será salvo aquele cujo nome for encontrado no Livro da Vida (Ap 20.15).

3. SUA CASA TAMBÉM SERÁ SALVA

A benção da salvação não se restringe só a nós, mas se estende também aos da nossa casa. O carcereiro que tirou Paulo e Silas da prisão lhe perguntou: "que é necessário que eu faça para me salvar?" (At 16.30). E ambos lhe responderam: "crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e a tua casa". Todos da casa do carcereiro ouviram a Palavra e o testemunho da sua fé em Deus e foram batizados, tanto o carcereiro como os da sua casa (At 16.32-33). Devemos orar e jejuar pela nossa família, falando-lhe e testemunhando do amor de Jesus e agradecer a Deus pela sua gloriosa promessa de salvação para nós e nossa casa.

CONCLUSÃO

Precisamos nos alimentar diariamente da Palavra de Deus para que possamos ter crescimento e amadurecimento espiritual. O crente maduro não se desvia do caminho do Senhor, pois sabe que o seu nome será riscado do Livro da Vida. A Palavra nos diz que aquele que perseverar até o fim será salvo (Mt 24.13). Dessa forma, todos que já temos o nosso nome escrito no Livro da Vida, devemos continuar firmes na Rocha que é Jesus Cristo, esperando o dia em que Ele voltará para salvar todos que creram e perseveraram. Amém?!