sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Consciência, professor/ Educador / Mediador

RESPOSTA À REVISTA VEJA
 
            Sou professora do Estado do Paraná e fiquei indignada com a reportagem da jornalista Roberta de Abreu Lima “Aula Cronometrada”. É com grande pesar que vejo quão distante estão seus argumentos sobre as causas do mau desempenho escolar com as VERDADEIRAS  razões que  geram este panorama desalentador.
            Não há necessidade de cronômetros, nem de especialistas  para diagnosticar as falhas da educação. Há necessidade de todos os que pensam que: “os professores é que são incapazes de atrair a atenção de alunos repletos de estímulos e inseridos na era digital” entrem numa sala de aula e observem a realidade brasileira. Que alunos são esses “repletos de estímulos” que muitas vezes não têm o que comer em suas casas quanto mais inseridos na era digital? Em que  pais de famílias oriundas da pobreza  trabalham tanto que não têm como acompanhar os filhos  em suas atividades escolares, e pior em orientá-los para a vida? Isso sem falar nas famílias impregnadas pelas drogas e destruídas pela ignorância e violência, causas essas que infelizmente são trazidas para dentro da maioria das escolas brasileiras. Está na hora dos professores se rebelarem contra as acusações que lhes são impostas. Problemas da sociedade deverão ser resolvidos pela sociedade e não somente pela escola.
            Não gosto de comparar épocas, mas quando penso na minha infância, onde pai e mãe, tios e avós estavam presentes e onde era inadmissível faltar com o respeito aos mais velhos, quanto mais aos professores e não cumprir as obrigações fossem escolares ou simplesmente caseiras, faço comparações com os alunos de hoje “repletos de estímulos”. Estímulos de quê?  De passar o dia na rua, não fazer as tarefas, ficar em frente ao computador, alguns até altas horas da noite, (quando o têm), brincando no Orkut, ou o que é ainda pior envolvidos nas drogas. Sem disciplina seguem perdidos na vida. Realmente, nada está bom. Porque o que essas crianças e jovens procuram é amor, atenção, orientação e disciplina.    
            Rememorando, o que tínhamos nós, os mais velhos,  há uns anos atrás de estímulos? Simplesmente: responsabilidade, esperança, alegria. Esperança que se estudássemos teríamos uma profissão, seríamos realizados na vida. Hoje os jovens constatam que se venderem drogas vão ganhar mais. Para quê o estudo? Por que numa época com tantos estímulos não vemos olhos brilhantes nos jovens? Quem, dos mais velhos, não lembra a emoção de somente brincar com os amigos,  de ir aos piqueniques, subir em árvores? E, nas aulas, havia respeito, amor pela pátria.. Cantávamos o hino nacional diariamente, tínhamos aulas “chatas” só na lousa e sabíamos ler, escrever e fazer contas com fluência. Se não soubéssemos não iríamos para a 5ª. Série. Precisávamos passar pelo terrível, mas eficiente, exame de admissão. E tínhamos motivação para isso.
            Hoje, professores “incapazes” dão aulas na lousa, levam filmes, trabalham com tecnologia, trazem livros de literatura juvenil para leitura em sala-de-aula (o que às vezes resulta em uma revolução),  levam alunos à biblioteca e a outros locais educativos (benza, Deus, só os mais corajosos!) e, algumas escolas públicas onde a renda dos pais comporta, até a passeios interessantes, planejados minuciosamente, como ir ao Beto Carrero. E, mesmo, assim, a indisciplina está presente, nada está bom. Além disso, esses mesmos professores “incapazes”,  elaboram atividades escolares como provas, planejamentos, correções nos fins-de-semana, tudo sem remuneração;
            Todos os profissionais têm direito a um intervalo que não é cronometrado quando estão cansados. Professores têm 10 minutos de intervalo, quando têm de escolher entre ir ao banheiro ou tomar às pressas o cafezinho. Todos os profissionais têm direito ao vale alimentação, professor tem que se sujeitar a um lanchinho, pago do próprio bolso, mesmo que trabalhe 40 h.semanais. E a saúde? É a única profissão que conheço que embora apresente atestado médico tem que repor as aulas. Plano de saúde? Muito precário.    Há de se pensar, então, que  são bem remunerados... Mera ilusão! Por isso, cada vez vemos menos profissionais nessa área, só permanecem os que realmente gostam de ensinar, os que estão aposentando-se e estão perplexos com as mudanças havidas no ensino nos últimos tempos e os que aguardam uma chance de “cair fora”.Todos devem ter vocação para Madre Teresa de Calcutá, porque por mais que  esforcem-se em ministrar boas aulas, ainda ouvem alunos chamá-los de “vaca”,”puta”, “gordos “, “velhos” entre outras coisas. Como isso é motivante e temos ainda que ter forças para motivar. Mas, ainda não é tão grave. Temos notícias, dia-a-dia,  até de agressões a professores por alunos. Futuramente, esses mesmos alunos, talvez agridam seus pais e familiares. 
            Lembro de um artigo lido, na revista Veja, de Cláudio de Moura Castro, que dizia que um país sucumbe quando o grau de incivilidade de seus cidadãos ultrapassa um certo limite. E acho que esse grau já ultrapassou. Chega de passar alunos que não merecem. Assim, nunca vão saber porque devem estudar e comportar-se na sala de aula; se passam sem estudar mesmo, diante de tantas chances, e com indisciplina... E isso é um crime! Vão passando série após série, e não sabem escrever nem fazer contas simples. Depois a sociedade os exclui, porque não passa a mão na cabeça. Ela é cruel e eles já são adultos. 
            Por que os alunos do Japão estudam? Por que há cronômetros? Os professores são mais capacitados? Talvez, mas o mais importante é  porque há disciplina. E é isso que precisamos e não de cronômetros.  Lembrando: o professor estadual só percorre sua íngreme carreira mediante cursos, capacitações que são realizadas, preferencialmente aos sábados. Portanto, a grande maioria dos professores está constantemente estudando e aprimorando-se. 
            Em vez de cronômetros, precisamos de carteiras escolares, livros, materiais, quadras-esportivas cobertas (um luxo para a grande maioria de nossas escolas), e de lousas, sim, em melhores condições e em maior quantidade. Existem muitos colégios nesse Brasil afora que nem cadeiras possuem para os alunos sentarem. E é essa a nossa realidade!  E, precisamos, também, urgentemente de educação para que tudo que for fornecido ao aluno não seja destruído por ele mesmo
            Em plena era digital, os professores ainda são obrigados a preencher os tais livros de chamada, à mão: sem erros, nem borrões  (ô, coisa arcaica!), e ainda assim se ouve falar em cronômetros. Francamente!!!
            Passou da hora de todos abrirem os olhos  e fazerem algo para evitar uma calamidade no país, futuramente. Os professores não são culpados de uma sociedade incivilizada e de banditismo, e finalmente, se os professores  até agora  não responderam a todas as acusações de serem despreparados e  “incapazes” de prender a atenção do aluno com aulas motivadoras é porque não tiveram TEMPO. Responder a essa reportagem custou-me metade do meu domingo, e duas turmas sem as provas corrigidas.

 
        
Nelma Pimenta Cruz
Profa. Ms. em Letras
Mestrado em Leitura e Cognição
 
                  


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A importância de ser batizado

INTRODUÇÃO

O ensino sobre o Batismo nas águas é fundamental para todo o crente porque é uma doutrina básica do Evangelho. O Batismo é uma das ordenanças que Jesus Cristo deixou à sua igreja, portanto, todos devem ser batizados e conhecermos o ensinamento do mesmo.

1) O QUE É O BATISMO?

- A palavra "batismo" vem do grego baptizo que significa mergulhar, imergir.
- O batismo é um sinal de aliança com Deus. O batismo sinaliza no reino do espírito que aquela pessoa tem um elo com Deus. É semelhante a uma aliança na mão de uma pessoa casada. A verdadeira aliança está no coração, mas aquele anel sinaliza a todos que é uma pessoa comprometida com alguém. Assim, é o batismo. O batismo é um sinal externo que representa uma aliança interna, no coração, com Deus.
- Romanos 6:4 - Revela a simbologia do mergulho. Ao descer às águas (sepultamento e morte); ao subir das águas (ressurreição e vida para Deus). O Batismo bíblico é por IMERSÃO.

2) POR QUE SER BATIZADO?

- É um desejo do coração de Deus Pai. Ele deseja que seus filhos demonstrem esta aliança com Ele (João 4:1).
- É uma ordenança de Deus Pai (Mt. 28:19).
- Como filho de Deus eu quero agradar e obedecer a Deus Pai - sendo batizado.
- Porque Jesus nos deu o exemplo (Mt. 3:15). Ele disse a João Batista: "porque nos convém cumprir toda a justiça".

3) QUEM DEVE SER BATIZADO?

- Todos aqueles que se arrependeram dos seus pecados e desejam viver para Deus (At. 2:38).
- Todos aqueles que confessam a Jesus Cristo como o seu único e suficiente Salvador (Mc. 16:16).

4) QUAIS AS CONDIÇÕES PARA ALGUEM SER BATIZADO?

- Esta pergunta foi feita a Felipe em Atos 8: 35-37.
- A única coisa que Deus deseja de nós é a fé. Temos que crer em Seu Filho. É certo que para crer que um necessita de salvação, este precisa ter a consciência que está perdida e que é pecador. A palavra é: "é lícito se crês de TODO o coração."
- Um bebê ou mesmo uma criança não pode ser batizada devido à ausência desta consciência.

5) QUANDO DEVEMOS SER BATIZADOS?

- Biblicamente, no momento em que cremos (At. 2:41; 8:38; 9:18; 10:47).
- Não é êxito nenhum período de prova ou de espera. Deus não exige nenhum curso.

OBS: Nós, na COM, estamos apenas esperando a data do batismo devido a um alvo e uma celebração a se festejar, mas não porque é necessário que tenha que ser assim.

6) QUAL O NOVO COMPROMISSO DAQUELE QUE É BATIZADO?

- Nenhum. Este é um mito que deve ser tirado do meio do povo. Muitas pessoas retardam seu batismo porque acham que não estão preparadas, ou porque não conhecem a Bíblia suficientemente. Outros retardam o seu batismo porque acham que depois do batismo eles terão de ter mais compromisso com Deus - a exigência fica maior.
- O compromisso começa no ato da conversão. Não é porque a pessoa é batizada que agora ela tem que ser certa, andar em santidade. Não! A responsabilidade da santidade começou no momento da decisão.
- Então, vamos tirar este mito da cabeça do povo pois isto tem sido uma arma que o diabo tem usado para muita gente não se batizar. Se a pessoa crê, então deve ser batizada, pois o compromisso já existe. Amém.

7) O BATISMO SALVA?

- Não. Quem salva é Jesus Cristo! O batismo apenas demonstra que o poder da salvação já é operante naquela vida.
- Exemplo do ladrão na cruz. Ele recebeu a promessa da salvação e morreu sem poder ser batizado, porque a salvação é pela fé em Jesus.

8) QUEM É BATIZADO É PERFEITO?

- Não, mas está buscando o aperfeiçoamento em Cristo Jesus.
- Exemplo de Simão em Atos 8: 5 a 34. Ele já era batizado nas águas, porém ainda havia algumas amarras em sua vida (a libertação é processual). Entretanto, Felipe o batizou devido a sua fé em Cristo Jesus.

Conclusão

- Convidar pessoas a receberem Jesus em seus corações.
- Orar para que as pessoas ganhem almas para Jesus e as consolidem para tomarem a decisão de serem batizadas.

No Serviço do Mestre e no amor à Sua Igreja, Shalom!
Pr's Milton Ebenézer e Niara Souza.