quarta-feira, 27 de março de 2013

O que é ser professor hoje?

Com certeza o conceito de professor apresentado por Rubem Alves é lindo "de despertar a curiosidade, de ser educador", e o que a maioria de nós toma como verdadeiro.É lindo e acima de tudo muito poético. Necessário para alimentar nossa esperança por dias melhores no futuro da educação e nos motivar.
No entanto, se observarmos o desenrolar da história da educação, principalmente no Brasil, perceberemos que este conceito nem sempre foi tão verdadeiro.
Devemos cuidar também para não reduzirmos o conceito de educação, pois esta não é exclusividade da escola ou do professor pois acontece nos mais variados ambientes e companhias.
O professor já assumiu diversas outras posturas em sala de aula, inclusive a de mestre, aquele que era detentor do conhecimento.
Já há bastante tempo que se tenta fazer com que os professores abandonem tal postura e assumam uma nova maneira de atuar: a de mediador.
Contudo, existe ainda hoje, por parte de alguns educadores uma enorme resistência em dar maior autonomia ao sujeito, onde o estudante é tratado sempre como "a-luno", não considerando que o indivíduo quando ingressa na escola já carrega uma vasta bagagem de conhecimentos (do senso comum, religioso, filosófico,etc) adquiridos na família e diversas outras redes sociais.
Se a proposta mais atual de metodologia nos ensina que o conhecimento deve ser de responsabilidade mútua, isso significa que o aluno é tão responsável pelo seu aprendizado quanto o professor. É um trabalho solidário. De colaboração.
Para tanto o professor precisa ajudar o aluno a desenvolver competências que lhe possibilitem andar com as suas próprias pernas e, ao contrário do já ultrapassado método de repetição de conteúdo, esteja ápto á produção de novos conhecimentos.
O professor deve desenvolver nos seus estudantes habilidades que lhes proporcionem aprender a aprender, de ser e sentir-se responsável, protagonista de sua própria história enquanto ser que busca conhecimento.
O professor precisa, além de tudo assumir com responsabiliddae o seu compromisso com a sociedade que, tão marcada pela competitividade, exige uma resposta do educador: a formação de indivíduos cada vez mais independentes social e politicamente. Sujeitos cidadãos.