sábado, 11 de julho de 2015

O Primeiro Governo Vargas

Era Vargas: Resumo de Getúlio Vargas

No dia 19 de abril de 1882, nascia na cidade de São Borja, Rio Grande do Sul, Getúlio Dornelles Vargas, o homem que viria a se tornar o presidente que passou mais tempo sobre a liderança de nosso país. Durante seus dois mandatos, o primeiro acontecendo entre os anos de 1930 a 1945, e o segundo, que vigorou de 1951 a 1954, ele ficou conhecido pela fase de ditadura imposta entre os anos de 1937  e 1945, fase chamada de Estado Novo, e também pela sua preocupação com a classe trabalhista, pois foram nos seus mandatos que o povo brasileiro recebeu os maiores benefícios no que se dizia respeito aos direitos dos trabalhadores.

O primeiro mandato


O início da Era Vargas se deu quando Getúlio Vargas foi nomeado como presidente e obteve poderes praticamente ilimitados, dando a ele liberdade para mudanças profundas.
Tudo começou durante o Governo Provisório, ocorrido entre 1930 e 1934.  Ao assumir o governo no ano de 1930, Getúlio Vargas liderava a revolução que viria a derrubar Washington Luís do poder e colocá-lo na cadeira da presidência da república, onde ele ficaria durante os próximos quinze anos sem nenhuma interrupção ou quebra de período. Vargas também criou novos ministérios, como o Ministério do Trabalho, da Indústria, do Comércio, da Educação, da Saúde, além de nomear diversos interventores de Estado. Isso fez com que muitos estados perdessem sua autonomia para Getúlio Vargas.
Foi também nesse primeiro mandato que Vargas tomou as primeiras atitudes em relação ao bem estar do povo trabalhador brasileiro, que em sua grande maioria vivia de forma precária, sem possuir nenhum direito nem a garantia de um salário digno. Os direitos trabalhistas foram criados e regulamentados com a criação de sindicatos e diversas ações para o benefício dos trabalhadores – criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), por exemplo, onde ele instituía a partir de então um salário mínimo, que era o menor valor pelo qual as empresas deveriam pagar aos seus funcionários, não mais pagando qualquer quantia insignificante. Aquelas que descumprissem estariam correndo riscos de multas e outras punições. Direitos trabalhistas como a carteira profissional, jornada de trabalho de 48 horas semanais e as férias remuneradas também foram criações suas, benefícios esses aceitos com muita alegria pela população da época.
Tudo isso aconteceu com o objetivo de ganhar o apoio popular e, por este motivo, este modo de governar ficou conhecido com populismo. Vale lembrar que muitas dessas leis e benefícios se mantêm até hoje e outras correm o risco de serem extintas pelo atual governo de Dilma Rousseff (PT).
A derrubada da Constituição Brasileira, em 1931, despertou a indignação da oposição contra o governo getulista, incluindo a oligarquia cafeeira, a classe média paulista.
Com esta ação, os estados perderam autonomia e mesmo sendo percebido como um erro por Getúlio Vargas, não houve tempo para correções, sendo que um interventor oligarca paulista já estava iniciando uma revolta armada para a criação de uma Nova Constituição.
Depois do assassinato de quatro jovens estudantes, em 23 de maio de 1932, várias partes da sociedade paulista se revoltaram contra o evento, Esse foi o motivo pela criação da revolução paulista, como desejado pelo Estado e pelos participantes. O Estado não conseguiu aliados para fazer com que a constituição se tornasse realidade, mas Getúlio Vargas venceu a revolução paulista, mesmo com diversas dificuldades de apoio e aliança.
Depois destes eventos outros de extrema importância ocorrerão durante a Era Vargas:
  • · A criação do governo constitucionalista, entre 1934 e 1937.
  • · A revolta mineira de 1935, ocorrida entre 1935 e 1936.
  • · O plano Cohen e a derrubada do governo constitucionalista.
  • · A implantação do Estado Novo entre 1937 e 1945.
  • · A Segunda Guerra Mundial influenciou o Governo e o país. A  posição do Brasil perante a guerra foi cobrada e uma ameaça de invasão foi feita contra o Brasil, caso ficasse neutro.
O fim da Era Vargas foi marcado por um golpe militar, em 29 de outubro de 1945. Em sua cidade natal, São Borja, várias mudanças ocorreram e Getúlio Vargas chegou a ser presidente novamente eleito pelo povo para fazer  mais mudanças no país.

Entre as várias atitudes destes seus quinze anos de mandato podemos destacar as seguintes:
  • Em 1934 é promulgada a constituição sob seu governo;
  • No ano de 1937 é fechado o Congresso Nacional e instalado o Estado Novo;
  • Com a criação do Estado Novo ele passa a governar de forma Ditatorial, centralizada e controladora;
  • Criação do DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda, com a finalidade de controlar e censurar qualquer tipo de manifestação que fosse contrária ao seu governo;
  • Perseguição a políticos da oposição, principalmente os do partido comunista;
  • Envia para o governo nazista a esposa do líder comunista Luis Carlos Prestes, Olga Benário.

Na área de infraestrutura ele criou empresas que viriam a ser de grande importância para o desenvolvimento do país:
  • Em 1938, O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
  • Em 1940, a Companhia Siderúrgica Nacional;
  • Em 1942, a Vale do Rio Doce;
  • Em 1945, a Hidrelétrica do Vale do São Francisco;
No ano de 1945 ele sofreu um golpe militar e saiu de seu governo, porém, aproveitando-se de seu alto grau de popularidade, saiu de maneira pacífica, sem demonstrar nenhum tipo de resistência, o que o ajudaria a conquistar o posto de Senador pelo seu estado – Rio Grande do Sul. No cargo ele não fez nenhuma atuação muito chamativa, apenas se colocou a espera do que viria pela frente, as eleições presidenciais que o colocariam novamente no poder.