segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Amamos a Deus de verdade? Jo 14;21


INTRODUÇÃO
Na semana anterior, aprendemos que o verdadeiro amor a Deus não se expressa só com palavras, mas também com atitudes. A nossa entrega a Deus, a busca constante em oração, jejum, presença nas atividades da igreja, na nossa célula, meditação na Sua Palavra, não deve ser só nos momentos de angústia, mas também nos momentos em que tudo está bem. Tudo isso Deus requer de Seus filhos e, quando assim agimos, Deus se agrada de nós. Quem é que ama a Deus e quem é que não O ama? O texto que acabamos de ler nos oferece duas indicações para identificarmos quem ama a Deus: a primeira é ter os mandamentos de Deus e a segunda é guardar os Seus mandamentos. Em seguida veremos as promessas que Deus tem para aqueles que O amam.
1. QUE SIGNIFICA TER OS MANDAMENTOS
Ter os mandamentos não quer dizer ter os mandamentos todos de cor  ou ter uma Bíblia aberta no Salmo 91   no meio ou num canto da sala e lê-la como um mero ritual, mas sim ler   a Palavra de Deus diariamente para meditar nos seus ensinamentos (Sl 119.15 16), conhecê-los, recebê-los de Deus e crer n?eles, reconhecendo que são a Vontade de Deus expressa na Sua Palavra.
2. QUE SIGNIFICA GUARDAR OS MANDAMENTOS
Jesus diz que aquele que O ama guarda os Seus mandamentos. Mandamentos representam tudo  que Deus nos ordena e ensina na Sua Palavra e não apenas os 10 Mandamentos que estão em Ex 20. Amar é mais do que dizer palavras adoráveis: é um compromisso e uma conduta. Quem ama a Cristo prova o seu amor guardando o que Ele ordena na Sua Palavra. "Guardar", nesse contexto significa obedecer, praticar o que na Palavra está escrito.  E guardar os mandamentos de Deus significa ser um cumpridor da Palavra e obedecer aos seus mandamentos (Tg 1.23), ter uma vida comprometida com o que nela está escrito,  meditando diariamente nos seus ensinamentos e tendo uma vida transformada continuamente.
3. PROMESSAS DE DEUS PARA OS QUE O AMAM
São três as promessas de Deus na Sua Palavra para aqueles que O  amam, conforme o ensino de Jesus: "será amado de meu Pai", "e eu o amarei "  e " me manifestarei a ele". Observamos que quem ama a Deus é amado duplamente, pois é amado, ao mesmo tempo, por Deus e por Jesus. Ser amado por Deus e por Seu Filho Jesus é o maior bem que uma pessoa pode ter. Deus expressa o Seu amor para conosco quando nos quer perto d?Ele e por essa razão elaborou o Seu plano de salvação para nós, entregando o Seu único Filho para morrer por nós, pecadores ( Rm 5.8; Jo 3.16). E Jesus nos ama tanto que  obedeceu ao Pai se entregando àquela morte na cruz do Calvário, onde derramou ali o Seu sangue para nos redimir da morte eterna que significa ficar separado de Deus para sempre ( Rm 3.23).
Além de sermos amados por Deus e por Jesus, quando amamos a Deus, Ele se manifesta a nós, isto é, manifesta a Sua Presença, a Sua Glória. Um exemplo na Bíblia de um homem que muito amava a Deus e  rogou-Lhe que  queria ver a Sua Glória foi Moisés ( Ex 33.18 -23).Encontramos a Presença gloriosa de Deus  na intimidade que cultivamos com Ele. Deus se manifesta a nós ao responder nossas orações, ao nos tocar com Seu toque de cura, ao nos ouvir e falar conosco, enfim, ao nos abençoar ( Dt 28.1-14).
CONCLUSÃO
Amar a Deus de verdade significa, portanto  ter os mandamentos de Deus que significa reconhecê-los como a Sua Vontade  expressa na Palavra e guardá-los,   que quer dizer,  obedecer  a tudo quanto  nela está escrito. Quem assim agir, receberá o amor de Deus nosso Pai e de Jesus, Seu Filho e ainda a grande bênção de Jesus se manifestar  com a Sua Presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário