sábado, 5 de outubro de 2013

Geração Z




           Diretamente herdeira da “Geração Y”, hoje, a chamada "Geração Z" tem como maior característica o fato de estar online o tempo todo. Essa turma nasceu em uma realidade globalizada e convive com informações em escala mundial desde o berço.

           A “geração Z” é o que chamamos de ‘nativos digitais’, ou seja, já nascem tendo à mão smartphones, tablets e pacotes de dados e 3G pagos pelos pais. Tem contato com relógios, óculos e as ditas tevês conectadas. "É diferente da minha geração, por exemplo, que cresceu com apenas um televisor instalado na sala de jantar" afirma o professor Itamar Santos.

          Em se tratando de sala de aula, pelo fato da geração mandante ser aquela mais antiga, certas regras foram passadas pelo ponto de vista deles. Existe uma lei estadual, por exemplo, que proíbe o uso de celular em sala de aula - o professor pode tomar o aparelho e devolver só quando terminar a aula. Isso conflita com os interesses da geração atual, que prefere se manter conectada o tempo todo com o que lhe interessa. Entretanto, mesmo essas pessoas mais antiquadas do ponto de vista da “Geração Z” adotam a tecnologia quando enxergam a interatividade que ela pode promover entre as pessoas, “e esse foi o meu caso” diz novamente o professor Itamar.

          Os alunos atuais anseiam pelo aprendizado que desafie seu conhecimento através de softwares e também pela web: "A Internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos,
pela novidade e possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Essa motivação aumenta ainda mais se o professor busca fazer em um clima de confiança, de abertura, de cordialidade e de colaboração com os alunos" – diz ele.

          Mas, efetivamente, quais recursos da web estariam disponíveis para um uso mais pedagógico? Professor Itamar não se acanha em mostrar seus próprios métodos: “conversamos sobre assuntos considerados por eles pertinentes via twitter,  facebook, mantendo um canal no youtube e até de um blog (www.itamar-santos.blogspot.com) constantemente atualizado para consulta”.

         “Além disso, peço a eles que elaborem pesquisas por meio de sites específicos”.
Professor Itamar também cita um exemplo que já vem sendo adotado por ele a algum tempo, que é a criação de um blog ou página da turma escolar: “por sua característica interativa, o blog pode produzir uma resposta quase imediata ao conteúdo publicado. Quando os alunos produzem um texto para publicar no blog, eles interagem entre si e com outros autores, pesquisam sobre o tema em diferentes sites e passam a conhecer diversos escritores e ilustradores. Assim sendo, o interesse por temas distintos cresce, levando-o a retomar e reinterpretar conceitos e práticas, explica”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário